SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Sibilância recorrente em idade pré-escolar: Abordagem terapêutica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

SANTOS, Gonçalo Martins dos; PRATES, Sara  e  LEIRIA-PINTO, Paula. Eosinófilos e IL-5 - Novos horizontes no tratamento da asma e outras doenças eosinofílicas. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2020, vol.28, n.4, pp.207-216. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2020.12.044.

Os eosinófilos participam na defesa do hospedeiro como células do sistema imune inato, mas estão também associados a diversas patologias. Recentemente, tem-se questionado se a acumulação destas células em patologias associadas a eosinofilia tem apenas efeitos patológicos ou se desempenha também um papel nos mecanismos de resposta homeostáticos. A interleucina-5 (IL-5) é a principal citocina envolvida na produção e atividade dos eosinófilos. Os anticorpos monoclonais anti-interleucina-5 (mepolizumab e reslizumab) e antirrecetor da IL-5 (benralizumab) encontram-se atualmente aprovados para o tratamento da asma grave de fenótipo eosinofílico, proporcionando benefícios a nível da redução de sintomas e melhoria da qualidade de vida destes doentes. No futuro, é expectável um aumento da abrangência das indicações terapêuticas destes fármacos. Neste artigo de revisão pretende-se reunir a mais recente evidência referente ao papel dos eosinófilos e da IL-5 na resposta inflamatória e às principais características dos anticorpos monoclonais anti-IL-5/IL-5R.

Palavras-chave : Anticorpos monoclonais anti-IL-5; asma brônquica; benralizumab; eosinófilo; interleucina-5; mepolizumab; reslizumab.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons