SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Eosinófilos e IL-5 - Novos horizontes no tratamento da asma e outras doenças eosinofílicasIdentificar clusters de controlo da asma: Uma análise preliminar dos estudos Inspirers índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

FERREIRA, Cristiana  e  GUILHERME, Maria Arminda. Sibilância recorrente em idade pré-escolar: Abordagem terapêutica. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2020, vol.28, n.4, pp.217-229. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2020.12.045.

A sibilância em idade pré-escolar é uma entidade clínica heterogénea e multifatorial, muito comum, podendo o seu prognóstico variar da aparente resolução total em idade escolar na maior parte dos casos, ao diagnóstico de asma ou perturbação irreversível da função pulmonar. Apesar dos muitos estudos longitudinais que permitiram uma grande evolução de conhecimentos nesta área, a sua abordagem terapêutica permanece um desafio, uma vez que os mesmos sintomas podem corresponder a diferentes diagnósticos e prognósticos. Neste âmbito, o conhecimento dos diferentes fenótipos de sibilância recorrente e respetivos fatores de risco é importante para melhor definir o prognóstico destes doentes. O presente artigo tem por objetivo rever a informação disponível na literatura sobre o tratamento da sibilância recorrente em idade pré-escolar.

Palavras-chave : Abordagem terapêutica; asma; idade pré-escolar; sibilância recorrente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons