SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Control of allergic disease in patients under treatment with subcutaneous allergen immunotherapyQuality of life in children and adolescents with atopic dermatitis and their caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Print version ISSN 0871-9721

Abstract

ALVES, Pedro Botelho; COUTINHO, Iolanda Alen; MOURA, Ana Luísa  and  REGATEIRO, Frederico S.. Terapêutica biológica da asma grave em crianças e adolescentes. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2021, vol.29, n.1, pp.28-38.  Epub Mar 21, 2021. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2021.03.051.

A asma é a doença inflamatória crónica mais comum na idade pediátrica. Entre as crianças e adolescentes com asma, cerca de 4,5% apresentam asma grave. Nos últimos anos foram aprovados alguns anticorpos monoclonais para o tratamento da asma grave na idade pediátrica. Atualmente, os biológicos comercializados em Portugal para o tratamento da asma grave pediátrica são o omalizumab (anti‑IgE, aprovado para crianças e adolescentes a partir dos 6 anos), o mepolizumab (anti‑IL5, também a partir dos 6 anos) e o dupilumab (anti‑IL4/IL‑13, a partir dos 12 anos). Todos os biológicos atualmente disponíveis são dirigidos a moléculas envolvidas na inflamação de tipo Th2, o tipo de inflamação mais frequente em asmáticos destas faixas etárias. Este artigo tem como objetivo rever a informação existente sobre as terapêuticas biológicas atualmente disponíveis ou em desenvolvimento para o tratamento da asma grave em idade pediátrica.

Keywords : Asma grave; criança; adolescente; anticorpos monoclonais; IgE; IL‑5; IL‑4; IL‑13; endótipos de asma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )