SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Controlo da doença alérgica em indivíduos sob tratamento com imunoterapia com alergénios subcutâneaQualidade de vida em crianças e adolescentes com dermatite atópica e seus cuidadores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

ALVES, Pedro Botelho; COUTINHO, Iolanda Alen; MOURA, Ana Luísa  e  REGATEIRO, Frederico S.. Terapêutica biológica da asma grave em crianças e adolescentes. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2021, vol.29, n.1, pp.28-38.  Epub 21-Mar-2021. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2021.03.051.

A asma é a doença inflamatória crónica mais comum na idade pediátrica. Entre as crianças e adolescentes com asma, cerca de 4,5% apresentam asma grave. Nos últimos anos foram aprovados alguns anticorpos monoclonais para o tratamento da asma grave na idade pediátrica. Atualmente, os biológicos comercializados em Portugal para o tratamento da asma grave pediátrica são o omalizumab (anti‑IgE, aprovado para crianças e adolescentes a partir dos 6 anos), o mepolizumab (anti‑IL5, também a partir dos 6 anos) e o dupilumab (anti‑IL4/IL‑13, a partir dos 12 anos). Todos os biológicos atualmente disponíveis são dirigidos a moléculas envolvidas na inflamação de tipo Th2, o tipo de inflamação mais frequente em asmáticos destas faixas etárias. Este artigo tem como objetivo rever a informação existente sobre as terapêuticas biológicas atualmente disponíveis ou em desenvolvimento para o tratamento da asma grave em idade pediátrica.

Palavras-chave : Asma grave; criança; adolescente; anticorpos monoclonais; IgE; IL‑5; IL‑4; IL‑13; endótipos de asma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )