SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Qualidade de vida em crianças e adolescentes com dermatite atópica e seus cuidadoresReação de hipersensibilidade a colírios midriáticos: Um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

FERNANDES, Mara; SOUSA, Filipa  e  CAMARA, Rita. Síndrome alfa-gal: Dois casos clínicos. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2021, vol.29, n.1, pp.49-53.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2021.03.053.

Introdução:

Os casos descritos de alergia a carnes vermelhas têm vindo a aumentar e estão relacionados com a sensibilização à galactose‑α‑1,3 galactose (alfa‑gal).

Casos clínicos:

Os autores descrevem dois casos de alergia a carnes vermelhas por sensibilização a alfa‑gal. Caso A: Sexo masculino, 47 anos, antecedentes de atopia, com vários episódios de urticária generalizada e angioedema do lábio entre 30 minutos a 6 horas após ingestão de carnes vermelhas. Os testes cutâneos foram positivos para carnes vermelhas e as IgE específicas positivas para carne de porco, vaca e alfa‑gal. Caso B: Sexo masculino, 42 anos, sem antecedentes de atopia, com urticária generalizada e sensação de edema da orofaringe 6 horas após ingestão de carne de porco (> 10 episódios). Os testes cutâneos foram positivos para carne de porco e as IgE específicas positivas para carne de porco, vaca e alfa‑gal.

Após evicção de carnes vermelhas nenhum doente voltou a apresentar sintomas.

Palavras-chave : Alergia alimentar; alfa‑gal; carnes vermelhas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )