SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Segurança do protocolo ultra-rush na imunoterapia a venenos de himenópteros: Avaliação de fatores de risco para reações adversas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

DINIS, Carolina et al. Associações entre a exposição a espaços verdes e o desenvolvimento de asma e doença alérgica em ambientes urbanos: Da coerência à controvérsia científica. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.159-166.  Epub 30-Set-2021. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2021.09.062.

A exposição ao ambiente urbano tem sido associada ao desenvolvimento de asma e doença alérgica. No entanto, as associações encontradas ainda geram controvérsia, com alguns estudos a indicarem os espaços verdes como protetores no desenvolvimento das doenças alérgicas, enquanto outros apontam essas exposições como tendo um papel indutor na exacerbação da sintomatologia associada. O presente artigo pretende rever a evidência científica até aqui publicada, de forma a debater o eventual efeito da exposição a espaços verdes urbanos no desenvolvimento de asma e doença alérgica em crianças, com especial importância dada aos estudos realizados em Portugal.

Palavras-chave : Alergia; ambiente urbano; asma; espaços verdes..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )