SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4PASMA 20-30 - Painel online de doentes para monitorização do controlo da ASMA 2020-2030: Um estudo de coorte dinâmico prospetivo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

MARQUES, Maria Luís et al. Alergia ao leite e carne de vaca em idade pediátrica: Caso clínico. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2021, vol.29, n.4, pp.273-277.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2021.12.072.

A alergia à albumina sérica bovina é o principal preditor de alergia à carne de vaca associada à alergia às proteínas do leite de vaca. Criança de 3 anos com alergia às proteínas do leite de vaca diagnosticada aos 6 meses que, após algumas ingestões de carne de vaca, desenvolveu episódios de irritabilidade, urticária e síncope. A IgE específica para carne de vaca, a prova de provocação oral com carne de vaca medianamente cozinhada e a IgE específica para a albumina sérica bovina foram positivas, porém a prova de provocação oral com carne de vaca bem cozinhada foi tolerada. A alergia à albumina sérica bovina geralmente não está associada a reações graves, dado tratar-se de uma proteína termolábil, contudo, o processo de cozedura da carne pode ser insuficiente para afetar a complexa matriz da carne e albuminas séricas associadas. O padrão irregular dos episódios e o diagnóstico prévio de alergia às proteínas do leite de vaca podem ser fatores confundidores levando ao diagnóstico tardio.

Palavras-chave : Alergia a carne; alergia a proteínas do leite de vaca; alergia alimentar; albumina sérica bovina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )