SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1A importância da integridade da barreira cutânea na prevenção da alergia veterináriaProtocolo alternativo com oclacitinib para dermatite atópica canina: Uma solução capaz de reduzir custos? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

PINTO, Marta et al. Eficácia e segurança de lokivetmab (Cytopoint®) no controlo do prurido e lesões cutâneas em cães com dermatite atópica. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.21-30.  Epub 23-Mar-2022. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2022.03.075.

Fundamentos e objetivo:

O Lokivetmab é o primeiro anticorpo monoclonal anti-interleucina-31 canina aprovado na União Europeia para o tratamento da dermatite atópica canina (DAC). Este estudo teve o objetivo de avaliar a eficácia e segurança do lokivetmab no tratamento de casos de DAC de um serviço de referência universitário, bem como a opinião geral dos tutores dos animais em relação ao tratamento.

Métodos:

Foram recrutados dezoito cães atópicos para realizarem duas injeções subcutâneas de lokivetmab, de acordo com o protocolo. De modo a determinar a eficácia e segurança

do tratamento, foram avaliados ao longo de 56 dias as lesões cutâneas, o grau de prurido, o hemograma, os parâmetros hepáticos e os efeitos adversos. A satisfação geral dos tutores relativamente ao tratamento foi aferida no final do estudo, e foram contabilizados os animais que mantiveram o tratamento três meses após o término do estudo.

Resultados:

Observou-se uma redução significativa do grau de prurido ao longo das oito semanas, sendo que 76,5% dos cães alcançou uma melhoria clinicamente significativa. Em relação ao quadro lesional, 77,8% dos cães teve uma melhoria clinicamente significativa, com 61,1% dos animais a manifestá-la nas primeiras 4 semanas. Não foram registados efeitos adversos ou alterações nos parâmetros sanguíneos. A opinião dos tutores dos animais foi muito positiva no que se refere à melhoria da qualidade de vida do cão e da família e, três meses após o término do estudo, 77,8% dos cães mantinham o tratamento com lokivetmab.

Conclusão:

O lokivetmab revelou-se extremamente eficaz e seguro, além de ter a vantagem de não requerer administração em casa por parte do tutor, o que também contribui para o seu elevado grau de satisfação. A grande especificidade desta terapêutica biológica torna-a uma das mais potentes e promissoras na área da DAC.

Palavras-chave : Anticorpo monoclonal; cytopoint; dermatite atópica canina; interleucina-31; lokivetmab.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )