SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Caracterização dos doentes asmáticos internados no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho com infecção por SARS-CoV-2Síndrome de Rubistein-Taybi associado a imunodeficiência e esofagite eosinofílica: Relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

VARANDAS, Cláudia Viseu et al. Rinossinusite aguda. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2022, vol.30, n.2, pp.121-129.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2022.06.083.

A rinossinusite aguda (RSA) define-se como uma inflamação da mucosa nasal e seios perinasais de duração <4 semanas, provocada por microrganismos, como vírus, bactérias ou fungos. Muitas vezes denominada por resfriado comum, a RSA, apesar de ser uma entidade muitas vezes vulgarizada, apresenta particularidades cujo conhecimento é essencial para otimizar a abordagem clínica e o tratamento a instituir. Este artigo pretende resumir as principais características da RSA, no que se refere à sua fisiopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico, diagnósticos diferenciais e adequada abordagem terapêutica, a partir de um caso clínico representativo da doença.

Palavras-chave : Rinossinusite aguda; rinossinusite crónica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )