SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Impacto da alergia medicamentosa na avaliação do risco de anafilaxia na vacinação COVID-19: Experiência de um serviço de imunoalergologiaAnafilaxia a beta-lactâmicos - Quando a tolerância não exclui alergia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

SANTA, Cátia et al. Rinossinusite crónica com e sem polipose nasal. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.207-221.  Epub 30-Set-2022. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2022.09.088.

A rinossinusite crónica, considerada atualmente um problema de saúde pública, é um grupo heterogéneo de doenças com etiologia multifatorial e caracteriza‑se pela presença de sintomas nasossinusais caraterísticos, em associação com evidência clínica ou imagiológica de inflamação. Pode ser subdividida em rinossinusite crónica sem polipose nasal (RSCsPN) e em rinossinusite crónica com polipose nasal (RSCcPN), existindo várias patologias que podem ser consideradas subfenótipos adicionais da rinossinusite crónica. É também importante ter em conta as principais patologias que devem ser consideradas no seu diagnóstico diferencial. O tratamento médico de eleição é dirigido à inflamação nasossinusal, sendo o tratamento cirúrgico necessário nos doentes refratários ao tratamento médico ou com contraindicação à realização do mesmo. Este artigo tem por objetivo rever a informação disponível na literatura sobre a rinossinusite crónica, tendo como ponto de partida um caso clínico de um doente com RSCcPN seguido em consulta de Imunoalergologia.

Palavras-chave : Polipose nasal; rinite; rinossinusite.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )