SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Rinossinusite crónica com e sem polipose nasalOral tolerance induction protocol to egg white - A report of three pediatric cases índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

PALHINHA, Ana; LOBATO, Mariana; ROMEIRA, Ana Margarida  e  PINTO, Paula Leiria. Anafilaxia a beta-lactâmicos - Quando a tolerância não exclui alergia. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.223-227.  Epub 30-Set-2022. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2022.09.089.

Os beta-lactâmicos são uma das principais causas de anafilaxia nos adultos. Descrevemos dois casos de doentes com sintomas de anafilaxia após toma de beta-lactâmicos que, após resolução da reação inicial, mantiveram terapêutica e toleraram um curso completo de tratamento. Na investigação efetuada, os testes cutâneos foram positivos para o beta-lactâmico suspeito e a prova de provocação identificou beta-lactâmico alternativo. A aparente “tolerância” após a reação alérgica poderá dever-se ao facto de a anafilaxia ter levado a consumo dos mediadores da inflamação alérgica, permitindo uma tolerância temporária dos mastócitos e basófilos ao respetivo fármaco, a qual se manteve por exposição contínua ao mesmo. Alerta-se para a possibilidade de a tolerância após reação alérgica a fármacos poder ser ilusória. Assim, destaca-se a importância de realizar investigação alergológica em situações de tolerância imediatamente após anafilaxia, que permitirá excluir/confirmar a existência de hipersensibilidade e reduzir o risco de recorrência de quadros potencialmente fatais.

Palavras-chave : Alergia a fármacos; anafilaxia; beta-lactâmicos; tolerância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )