SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Anafilaxia a beta-lactâmicos - Quando a tolerância não exclui alergia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

GRANADO, Maria Cristina et al. Protocolo de indução de tolerância oral à clara de ovo - Um relato de três casos pediátricos. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.229-234.  Epub 30-Set-2022. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2022.09.090.

A alergia alimentar é a principal causa de anafilaxia nas crianças. Os principais alimentos responsáveis são o leite e a clara de ovo, e as dietas de evicção são a principal abordagem terapêutica. Muitas crianças conseguem tolerar quantidades progressivamente maiores do alergénio em causa, o que torna os protocolos de indução de tolerância oral uma abordagem promissora. Apresentamos um protocolo, elaborado na consulta de pediatria de doenças alérgicas num hospital nível II, cujo objetivo é a indução de tolerância oral à clara de ovo. Durante o protocolo há um aumento progressivo da quantidade de clara de ovo oferecida às crianças e no fim a tolerância é testada com a ingestão de um ovo inteiro. O protocolo foi iniciado em três crianças com anafilaxia à clara de ovo. Duas conseguiram concluí-lo com sucesso. A tolerância à clara de ovo permite uma dieta menos restritiva melhorando a qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores.

Palavras-chave : Alergia alimentar; alergia ao ovo; imunoterapia; indução de tolerância oral.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )