SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Anafilaxia no idoso: Particularidades na abordagem diagnóstica e terapêuticaAnálise aerobiológica e alergénica do pólen de Amaranthaceae na região do Alentejo (Sul de Portugal) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

MIRANDA, Joana et al. O papel da Imunoalergologia no apoio a doentes internados ao cuidado de outras especialidades. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2022, vol.30, n.4, pp.277-285.  Epub 30-Dez-2022. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2022.12.093.

Objetivo:

Avaliar e caracterizar o papel da especialidade de Imunoalergologja (IA) no apoio a doentes internados ao cuidado de outras especialidades.

Métodos:

Revisão dos pedidos de colaboração realizados ao serviço de IA entre janeiro de 2018 a junho de 2019, através da consulta dos processos clínicos dos doentes, com colheita de dados demográficos, motivo de internamento e do pedido de colaboração, diagnóstico imunoalergológico e orientação.

Resultados:

Foram identificados 177 pedidos de colaboração correspondentes a 157 internamentos de doentes com idade entre os 7 meses e os 89 anos, 52% dos quais do sexo feminino. Os pedidos mais frequentes resultaram da suspeita de reação de hipersensibilidade a fármacos (83%), seguido de pedidos para apoio na decisão terapêutica e exacerbação de asma. Os 177 pedidos originaram 446 visitas médicas de IA a internamentos (média de 2,6 visitas/doente). A suspeita de hipersensibilidade a fármacos foi confirmada em 64% dos casos, com diagnóstico de reações cutâneas graves em 19% e anafilaxia em 6%. A taxa de mortalidade foi de 5,1%, e 46,2% foram posteriormente avaliados em consulta externa de IA.

Conclusões:

Apesar do papel predominantemente orientado para a atividade em ambulatório, o apoio do Imunoalergologista ao internamento é essencial, sobretudo em patologias específicas, e por vezes incomuns, da especialidade.

Palavras-chave : Alergia a fármacos; imunoalergologia; internamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )