SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Associação entre urticária crónica espontânea e o consumo de psicofármacos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

COUTO, Sofia; MARTINS, Catarina  e  BORREGO, Luís Miguel. Histamina e seus recetores: Da fisiologia à patologia. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2023, vol.31, n.1, pp.13-22.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2023.03.099.

A histamina é um dos principais mediadores envolvidos na homeostasia imune, apresentando uma miríade de funções. Conhecem-se hoje quatro recetores da histamina (HR), sendo o HR1 o mais bem caracterizado e reconhecido pela sua associação à fisiopatologia das doenças alérgicas. O HR2, por seu lado, está mais envolvido na patologia gástrica, o HR3 evidencia funções neuromoduladoras e, mais recentemente, o HR4 foi envolvido igualmente na patologia alérgica, bem como na autoimunidade e no cancro. Existem diversos fármacos disponíveis no mercado que bloqueiam os recetores H1, assim como fármacos que bloqueiam os recetores H2. Recentemente foram descritos também fármacos anti-H3, com potencial terapêutico na doença neurológica. Existem diversas moléculas em estudo capazes de bloquear os HR4, em monoterapia ou em combinação com o bloqueio dos HR1, com potencial terapêutico na doença alérgica, em algumas neoplasias e em algumas patologias autoimunes.

Palavras-chave : Histamina; recetores de histamina 1; recetores de histamina 2; recetores de histamina 3; recetores de histamina 4; alergia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )