SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Protocolo clínico de avaliação de doentes com polipose nasal sob tratamento com biológicos em PortugalAnafilaxia a clorohexidina - Uma complicação incomum após algaliação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

NUNES, Inês et al. Rinite alérgica local. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2023, vol.31, n.1, pp.55-63.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2023.03.103.

A rinite alérgica local (RAL) é um fenótipo de rinite que se caracteriza pela existência de sintomas clínicos sugestivos de rinite alérgica, mas sem evidência de sensibilização IgE-mediada, quer nos testes cutâneos por picada quer nos doseamentos de IgE específicas séricas. Na RAL a produção de IgE específica ocorre localmente, havendo evidência da presença de um padrão inflamatório Th2 a nível da mucosa nasal. Uma vez que os testes cutâneos por picada e as IgE específicas séricas são negativas, o diagnóstico de RAL implica a realização de provas de provocação nasal específicas com os aeroalergénios suspeitos. O seu tratamento farmacológico baseia-se na utilização das mesmas classes de medicamentos que habitualmente são usadas na rinite alérgica (corticoides intranasais e anti-histamínicos), apesar de não haver estudos de eficácia dirigidos. É de destacar, no entanto, que existem vários estudos a suportar o benefício e eficácia da imunoterapia com alergénios na RAL.

Palavras-chave : Rinite; rinite alérgica local; prova de provocação nasal específica; IgE local; imunoterapia específica com alergénios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )