SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2PAAI - Programa de auto-aprendizagem interativo e online para pessoas com asma: Protocolo para cocriação e avaliação de impacto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

PRESA, Ana R.; GARCIA, Sónia; CADINHA, Susana  e  SOUSA, Maria João. Reação de hipersensibilidade ao Azul Patente. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2023, vol.31, n.2, pp.163-167.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2023.06.114.

O Azul patente (AP) é um corante azul sintético comummente usado na prática clínica para o mapeamento do gânglio sentinela no cancro da mama. Os autores reportam o caso de uma doente com carcinoma ductal invasivo da mama esquerda, submetida a mastectomia unilateral com mapeamento de gânglio sentinela. Durante a cirurgia, a doente desenvolveu urticária violácea e edema glótico ligeiro. Foi confirmada reação de hipersensibilidade ao AP através de testes cutâneos, tendo sido identificado o azul-de-metileno como um possível corante alternativo. Este caso reforça a necessidade de maior consciencialização sobre as possíveis reações de hipersensibilidade ao AP durante procedimentos cirúrgicos.

Palavras-chave : Urticária violácea; azul patente; cancro da mama.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )