SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Infeção por SARS-CoV-2 nos doentes com agamaglobulinemia ligada ao X índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

PAULINO, Marisa  e  COSTA, Célia. Urticária crónica espontânea refratária ao omalizumab - um desafio diagnóstico - síndrome de Schnitzler sem gamapatia monoclonal. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2023, vol.31, n.3, pp.227-232.  Epub 30-Set-2023. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2023.08.119.

Introdução:

A síndrome de Schnitzler (SchS) é uma síndrome autoinflamatória caracterizada por presença de urticária e gamapatia monoclonal (MG). Estão descritos casos em que a MG não está presente.

Caso clínico:

Mulher de 43 anos diagnosticada com urticária crónica espontânea há 2 anos, refratária a terapêutica com omalizumab (OMZ) apesar de aumento de dose até 600mg/mês. Após 6 meses de OMZ iniciou astenia, artralgias e febre vespertina, associadas a elevação dos parâmetros inflamatórios e biópsia cutânea com infiltração neutrofílica. Apesar da ausência de MG, o SchS foi considerado o diagnóstico mais provável, após exclusão dos restantes diagnósticos diferenciais. Suspendeu OMZ e iniciou anakinra, com resolução completa do quadro clínico e laboratorial.

Conclusão:

Este caso demonstra a importância do acompanhamento dos doentes com urticária crónica grave em consulta especializada e a necessidade de rever o diagnóstico. Síndromes autoinflamatórias, como a síndrome de Schnitzler, devem ser incluídas no diagnóstico diferencial.

Palavras-chave : Síndromes autoinflamatórias; Síndrome de Schnitzler; Urticaria; urticária crónica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )