SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4Quality of asthma relief therapy prescription in primary health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

Print version ISSN 0871-9721

Abstract

VIEIRA, Josefina; PESTANA, Letícia  and  CAMARA, Rita. Alergia a galactose-α-1,3-galactose (α-gal) - A propósito de um caso clínico. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2023, vol.31, n.4, pp.281-285.  Epub Dec 30, 2023. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2023.12.126.

Introdução:

A alergia a carne representa 3-15% da alergia alimentar na população pediátrica e 3% nos adultos.

A galactose-α-1,3-galactose (α-gal) é um alergénio presente na carne de mamíferos não primatas responsável pela reatividade cruzada com cetuximab e gelatinas.

Descrição do caso:

Doente com 62 anos, sexo masculino, enviado à consulta de Imunoalergologia para dessensibilização ao ácido acetilsalicílico. Referiu reações anafiláticas reprodutíveis com início 3 horas após ingestão de carnes vermelhas. Atualmente cumpre evicção estrita de carnes vermelhas. A investigação confirmou sensibilização a carnes vermelhas e α-gal.

Discussão/Conclusões:

A alergia a α-gal apresenta algumas caraterísticas incomuns: o desencadeante (oligassacarídeo), reação IgE-mediada com início tardio e a associação a picadas de carraça prévias, responsáveis pela sensibilização inicial. Os doentes devem cumprir evicção de carnes vermelhas e picadas de carraça e ter um plano de emergência com autoinjetor de adrenalina.

Keywords : α-gal; alergia; anafilaxia; IgE-mediada; carne.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )