SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Qualidade da prescrição de terapêutica de alívio na asma em cuidados de saúde primários índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

VIEIRA, Josefina; PESTANA, Letícia  e  CAMARA, Rita. Alergia a galactose-α-1,3-galactose (α-gal) - A propósito de um caso clínico. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2023, vol.31, n.4, pp.281-285.  Epub 30-Dez-2023. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2023.12.126.

Introdução:

A alergia a carne representa 3-15% da alergia alimentar na população pediátrica e 3% nos adultos.

A galactose-α-1,3-galactose (α-gal) é um alergénio presente na carne de mamíferos não primatas responsável pela reatividade cruzada com cetuximab e gelatinas.

Descrição do caso:

Doente com 62 anos, sexo masculino, enviado à consulta de Imunoalergologia para dessensibilização ao ácido acetilsalicílico. Referiu reações anafiláticas reprodutíveis com início 3 horas após ingestão de carnes vermelhas. Atualmente cumpre evicção estrita de carnes vermelhas. A investigação confirmou sensibilização a carnes vermelhas e α-gal.

Discussão/Conclusões:

A alergia a α-gal apresenta algumas caraterísticas incomuns: o desencadeante (oligassacarídeo), reação IgE-mediada com início tardio e a associação a picadas de carraça prévias, responsáveis pela sensibilização inicial. Os doentes devem cumprir evicção de carnes vermelhas e picadas de carraça e ter um plano de emergência com autoinjetor de adrenalina.

Palavras-chave : α-gal; alergia; anafilaxia; IgE-mediada; carne.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )