SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Fístula Artério-Venosa Pulmonar: Uma Causa Rara de CianoseSíndrome de Mauriac: Uma Apresentação Rara de Uma Doença Mais Comum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754

Resumen

AZEVEDO, Luís Filipe  y  PEREIRA, Altamiro da Costa. Avaliação Crítica e Implementação Prática de Estudos Sobre e Validade de Testes Diagnósticos: Parte II. Nascer e Crescer [online]. 2010, vol.19, n.4, pp.265-277. ISSN 0872-0754.

A Medicina Baseada na Evidência (MBE) é genericamente definida como a aplicação consciente, explícita e criteriosa da melhor evidência científica disponível na tomada de decisões sobre o cuidado individual dos doentes. Nesta série de Pediatria Baseada na Evidência têm vindo a ser abordados os aspectos conceptuais, metodológicos e operacionais relativos à prática da MBE. Neste artigo é apresentada a segunda parte do exemplo prático sobre a avaliação crítica e aplicação prática de estudos sobre a validade de testes diagnósticos iniciado no artigo anterior desta série. Nesta segunda parte é dada continuidade à discussão do cenário clínico previamente apresentado e em que existia a necessidade de encontrar e avaliar a evidência sobre a validade e utilidade da procalcitonina sérica na distinção entre pneumonia de etiologia bacteriana e vírica em crianças. No artigo anterior foram discutidos métodos de pesquisa da evidência e foi sugerida uma metodologia sistemática para a avaliação crítica de estudos sobre a validade de testes diagnósticos, incluindo três fases: (1) avaliação da qualidade metodológica do estudo; (2) avaliação da importância científica e prática dos seus resultados e (3) avaliação da aplicabilidade prática dos mesmos. Depois de no artigo anterior terem sido abordadas as questões relativas à primeira destas fases, no presente artigo são abordados os métodos, conceitos e critérios necessários para a avaliação da importância científica e prática dos resultados (características operacionais dos testes diagnósticos e aplicação da informação diagnóstica no processo de tomada de decisão clínica numa perspectiva bayesiana) e da aplicabilidade prática dos mesmos.

Palabras clave : Medicina baseada na evidência; diagnóstico; testes diagnósticos; especificidade; sensibilidade; valores preditivos; razões de verosimilhança; curvas ROC; procalcitonina; pneumonia; criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons