SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Esofagite herpética: um diagnóstico a não esquecerCaso electroencefalográfico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754

Resumen

MARCOS, Sara Pimentel; VALERIO, Margarida  y  VILHENA, Maria Manuel. Criança com múltiplas equimoses…: Serão maus tratos?. Nascer e Crescer [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.37-40. ISSN 0872-0754.

Caso clínico: Os maus tratos infantis são um problema de saúde pública que pode, em algumas situações, ser mimetizado por patologia da hemóstase. Pretende-se alertar para esta problemática através da descrição do caso clínico de uma criança com quadro de discrasia hemorrágica (equimoses dispersas), em que se levantou a suspeita de abuso físico. Da avaliação realizada, incluindo o estudo da coagulação, conclui-se tratar-se de Doença de von Willebrand tipo I grave, não se tendo provado disfunção social. Comentários: Perante uma suspeita de maus tratos baseada em sinais de discrasia é absolutamente necessário excluir uma alteração da hemostase. A avaliação laboratorial deve ter em conta a história pessoal e familiar de discrasia, as alterações do exame objetivo e a prevalência das patologias. A confirmação diagnóstica de uma patologia da hemóstase não exclui, contudo, um mau trato físico concomitante devendo ser mantida a vigilância da situação social.

Palabras clave : Doença de von Willebrand; equimoses; maus tratos; patologia da hemostase.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )