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Nascer e Crescer

Print version ISSN 0872-0754On-line version ISSN 2183-9417

Abstract

PATRAQUIM, Cláudia et al. As crianças e a exposição aos media. Nascer e Crescer [online]. 2018, vol.27, n.1, pp.11-21. ISSN 0872-0754.

Introdução: As crianças/adolescentes passam horas a ver televisão, jogar videojogos e navegar na internet. Os benefícios dos media são vastos, mas existem potenciais riscos. Objetivos: Conhecer a situação de uma amostra de crianças/adolescentes quanto à sua exposição aos media. Material e Métodos: Realizado um estudo transversal, observacional e analítico. Selecionada uma amostra de conveniência na Consulta de uma Unidade de Saúde Familiar, e aplicado um questionário aos cuidadores de crianças/adolescentes entre 4 meses e 18 anos. Resultados: Obtiveram-se 126 questionários. Uma percentagem significativa das crianças e adolescentes foi exposta a mais de duas horas diárias  de exposição aos media nos dias de  semana e fim de semana, respetivamente: televisão 15,9% e 50,4%, videojogos 6,3% e 15,9%  e computador 10,3% e 22,2%. Um número considerável de crianças com menos de dois anos vê uma hora ou mais de televisão por dia: 21,4% à semana e 32,1% ao fim-de-semana. Referiram utilizar a televisão ligada ou tablet às refeições 69,6%. A presença dos media no quarto associou-se a maior exposição (p<0,05). Níveis sócio-económicos mais baixos e menor escolaridade dos cuidadores relacionaram-se a maior exposição a televisão à semana (p=0,026 e p=0,005, respetivamente). Os hábitos dos cuidadores relativamente aos media associaram-se a maior exposição das crianças/adolescentes a televisão ao fim-de-semana (p<0,005) e computador à semana (p=0,016) e fim-de-semana (p=0,004). Uma maior exposição aos media pareceu relacionar-se significativamente com menor duração do sono. Conclusões: A exposição aos media é cada vez maior e mais precoce. O médico deve abordar esta temática nas consultas, focalizando-se em pontos de preocupação para aconselhar os cuidadores.

Keywords : Adolescentes; crianças; media.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

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