SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Caso dermatológicoCaso ortopédico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

DUARTE, Élcio Roberto; SANTOS, Lucas Ribeiro dos  e  DUARTE, Márcio Luís. Caso imagiológico. Nascer e Crescer [online]. 2018, vol.27, n.3, pp.206-208. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i3.12801.

As hérnias inguinais são uma patologia comum, com uma incidência estimada de 20 casos por 1.000 nados-vivos, sendo a forma mais comum de hérnia da parede abdominal. Este problema afecta os rapazes cerca de seis vezes mais do que as raparigas. O canal de Nuck é uma protrusão tubular do peritoneu no sexo feminino, através do anel inguinal interno, seguindo o ligamento redondo e com extensão até ao lábio vaginal. O canal de Nuck está patente em até 90% dos recém-nascidos, sendo mais prevalentes nos recém-nascidos prematuros e apresentando uma tendência para o seu encerramento espontâneo ao longo do primeiro ano de vida. Apresentamos um caso de uma menina de 6 anos com uma hérnia do canal de Nuck contendo o ovário, diagnosticada por ecografia. De acordo com a literatura, existem menos de duas dezenas de estudos ecográficos publicados que descrevem o encarceramento ovárico neste tipo de hérnias.

Palavras-chave : Doenças ováricas/diagnóstico por imagem; Ecografia Doppler a Cores; Hernia; Inguinal/diagnóstico por imagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons