SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Febre durante a erupção dentária primária: Há evidência? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

VAZ, Sara et al. Administração de soros: Que direção?. Nascer e Crescer [online]. 2018, vol.27, n.4, pp.227-232. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i4.13698.

Introdução: A utilização de soros para hidratação endovenosa é uma prática comum em idade pediátrica, não sendo isenta de riscos. Métodos: Este foi um estudo de coorte retrospetivo que incluiu todas as crianças admitidas para recobro cirúrgico com necessidade de hidratação endovenosa numa Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos, entre janeiro e dezembro de 2015. Foram registados os valores de sódio, cloro e excesso de bases em dois períodos: após a cirurgia e durante o internamento na Unidade. Resultados: Foram incluídas 207 crianças, 66% das quais do sexo masculino, com idade mediana de 6,7 anos. Os soros utilizados foram soro fisiológico, NaCl 0,45% com 5% de dextrose e polieletrolítico. Os soros mais frequentemente utilizados foram polieletrolítico (62%) e soro fisiológico (48%) no bloco operatório e soro fisiológico (63%) e NaCl 0,45% (44%) na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos. No bloco operatório, a utilização de soro fisiológico traduziu-se em valores medianos de cloro mais elevados e valores de excesso de bases (acidose metabólica) mais negativos do que os observados com soro polieletrolítico. Na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos, a administração de soro fisiológico conduziu a hipercloremia (p=0,002) e acidose metabólica mais pronunciada (p=0,019) do que o observado com NaCl 0,45%. Não foi observada uma associação estatisticamente significativa entre o tipo de soro utilizado e os valores de sódio registados. Discussão: Este estudo demonstra que a utilização de soro fisiológico se associa ao desenvolvimento de acidose hiperclorémica. Tal sugere que a substituição de soro fisiológico por um soro com valores de eletrólitos semelhantes ao plasma poderá ter benefícios para o doente.

Palabras clave : Acidose metabólica; Equilíbrio ácido-base; Equilíbrio hidro-eletrolítico; Hipercloremia; Hiponatremia; Soro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons