SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Febre e termometria clínica: o que sabem realmente médicos e enfermeiros?Um caso de síndrome de swyer-james-macleod diagnosticado na adolescência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

FERNANDES, Marco António; MELO, Inês de; COSTA, Flávio Campos  y  SALGADO, Manuel. Definição e caraterização de dor musculoesquelética e doenças associadas. Nascer e Crescer [online]. 2019, vol.28, n.4, pp.203-215. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v28.i4.15457.

A dor musculoesquelética é um motivo frequente de procura de cuidados de saúde em qualquer idade, incluindo a pediátrica. O rigor semiológico, com uma anamnese cuidada e um exame objetivo sistemático e pormenorizado, é obrigatório. Somente a utilização de uma linguagem rigorosa e padronizada permitirá a comunicação correta, evitando incorrer em ambiguidades de definição e interpretação e em consequentes omissões ou sobrevalorização de manifestações clínicas, culminando em erros de diagnóstico. O presente artigo compila e define os múltiplos conceitos de dor musculoesquelética, com o objetivo de uniformizar e clarificar a linguagem médica. Considerando conceitos gerais, a evolução temporal e a localização da dor musculoesquelética, os autores reúnem 85 conceitos, maioritariamente de manifestações dolorosas, e descrevem-nos de forma sucinta e prática.

Palabras clave : aguda; artralgia; artrite; crónica; definições; dor musculoesquelética; poliartrite; semiologia; subaguda.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons