SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

GONCALO, Ana Lia; ALMEIDA, Rui  y  PEREIRA, Marco. Caso clínico imagiológico. Nascer e Crescer [online]. 2020, vol.29, n.3, pp.162-164. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v29.i3.19083.

Caso clínico: Os autores relatam o caso de um adolescente de 15 anos de idade com um esporão occipital detetado no ano anterior e em progressivo crescimento. Não existia história de trauma ou outros sintomas associados. O exame físico revelou uma tumefação dura sem sinais inflamatórios e a radiografia mostrou uma hiperostose occipital. O adolescente passava a maior parte do tempo livre a jogar em consolas portáteis, adotando posturas corporais inadequadas. Discussão/Conclusão: Embora frequentemente considerada uma característica normal, a presença de esporão occipital em adolescentes e jovens adultos pode estar relacionada com má postura devido, por exemplo, ao uso prolongado de tecnologias móveis. O uso exagerado de tecnologia pode estar associado a várias queixas e os sintomas musculo-esqueléticos não devem sem negligenciados.

Palabras clave : entesófito; esporão occipital; hiperosteose; tecnologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons