SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Síndrome de Gitelman, uma condição rara: três casos clínicos e revisão da fisiopatologiaVólvulo intestinal idiopático e choque no lactente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

FERREIRA, Ana Maria et al. Pancreatite e cetoacidose diabética numa adolescente tratada com sertralina. Nascer e Crescer [online]. 2020, vol.29, n.4, pp.209-211.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v29.i4.17934.

A pancreatite aguda (PA) é uma entidade rara em idade pediátrica. Estão descritos casos clínicos que evidenciam uma associação entre PA e cetoacidose diabética (CAD), postulando o papel da hiperlipidemia transitória como um fator consequente.

A etiologia farmacológica é responsável por 0.3−1.4% dos casos de PA, não existindo até o momento casos descritos na literatura que associem a condição ao uso de sertralina na população pediátrica.

Os autores descrevem o caso de uma adolescente de 15 anos de idade com diabetes mellitus tipo 1 mal controlada, medicada com sertralina devido a um transtorno depressivo, que desenvolveu PA associada a CAD.

Com este caso, os autores pretendem enfatizar a importância do diagnóstico de PA no contexto de CAD. Adicionalmente, dado que a adolescente apresentava níveis séricos de triglicerídeos normais e nenhum outro fator de risco para o desenvolvimento de PA, especula-se que o uso de sertralina pode ter atuado como um evento desencadeante neste contexto.

Palabras clave : adolescente; cetoacidose diabética; pancreatite aguda; sertralina; tiroidite.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )