SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Alterações ao exame físico do aparelho genital em idade pediátrica - o que é diferente nem sempre é patológico - parte II (feminino)Suspeita de homocistinúria clássica numa adolescente nascida antes do rastreio neonatal precoce índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

CARVALHO, Carmen; FREITAS, Ana Cristina; PINHO, Liliana  y  NOVO, Ana. Decisões partilhadas em cuidados intensivos neonatais - abordagem bioética. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.1, pp.39-43.  Epub 31-Ene-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i1.20315.

Os avanços tecnológicos e terapêuticos em cuidados intensivos neonatais levaram a uma diminuição da morbimortalidade neonatal nas últimas décadas. A par do conhecimento técnico e científico, é importante concentrar o cuidado do recém-nascido e sua família numa abordagem holística e abrangente. O objetivo desta revisão é descrever e analisar estratégias para melhorar a tomada de decisão através de um processo partilhado entre profissionais de saúde e cuidadores no contexto dos cuidados intensivos neonatais. O processo de tomada de decisão não é linear ou imutável no tempo e ainda não existe consenso na definição de ‘decisão partilhada’. Mais consensual é o papel da comunicação enquanto pilar da relação terapêutica. A ética profissional, bioética e medicina narrativa devem ser usadas como ferramentas para lidar com as vulnerabilidades de famílias e profissionais e como forma de consolidar e estruturar a dimensão relacional humana inerente à prática médica.

Palabras clave : bioética; tomada de decisão; medicina narrativa; cuidados intensivos neonatais; recém-nascido.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )