SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Suspecting classical homocystinuria in an adolescent born before the newborn screening programCastleman disease. A rare diagnosis in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Nascer e Crescer

Print version ISSN 0872-0754On-line version ISSN 2183-9417

Abstract

ROLIM, Sara et al. Candidíase congénita - um desafio diagnóstico. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.1, pp.48-51.  Epub Jan 31, 2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i1.20036.

Introdução:

A candidíase congénita é uma infeção intrauterina rara caracterizada por lesões cutâneas vesiculares e pustulares que aparecem nos primeiros seis dias de vida.

Caso clínico:

Os autores reportam o caso de um recém-nascido de termo que se apresentou com máculas, vesiculas e pústulas envolvendo o tronco e extremidades e dermatite cervical de tipo queimadura ao nascimento. A cultura micológica das lesões cutâneas foi positiva para Candida albicans e a hemocultura foi positiva para Staphylococcus aureus sensível à meticilina. Após início de tratamento sistémico antifúngico e antibiótico, o recém-nascido manteve-se assintomático, com resolução das lesões.

Discussão/ Conclusão:

É descrito um caso de candidíase congénita num recém-nascido de termo, que evoluiu favoravelmente. A raridade desta entidade pode levar a atrasos no diagnóstico e tratamento desnecessário. Este caso pretende alertar para a infeção fúngica no diagnóstico diferencial de exantema vesiculo-pustular em recém-nascidos. O tratamento sistémico deve ser iniciado perante candidíase invasiva.

Keywords : candidíase; doenças fúngicas invasivas; recém-nascido.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )