SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Suspeita de homocistinúria clássica numa adolescente nascida antes do rastreio neonatal precoceDoença de Castleman. Um diagnóstico raro na infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

ROLIM, Sara et al. Candidíase congénita - um desafio diagnóstico. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.1, pp.48-51.  Epub 31-Ene-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i1.20036.

Introdução:

A candidíase congénita é uma infeção intrauterina rara caracterizada por lesões cutâneas vesiculares e pustulares que aparecem nos primeiros seis dias de vida.

Caso clínico:

Os autores reportam o caso de um recém-nascido de termo que se apresentou com máculas, vesiculas e pústulas envolvendo o tronco e extremidades e dermatite cervical de tipo queimadura ao nascimento. A cultura micológica das lesões cutâneas foi positiva para Candida albicans e a hemocultura foi positiva para Staphylococcus aureus sensível à meticilina. Após início de tratamento sistémico antifúngico e antibiótico, o recém-nascido manteve-se assintomático, com resolução das lesões.

Discussão/ Conclusão:

É descrito um caso de candidíase congénita num recém-nascido de termo, que evoluiu favoravelmente. A raridade desta entidade pode levar a atrasos no diagnóstico e tratamento desnecessário. Este caso pretende alertar para a infeção fúngica no diagnóstico diferencial de exantema vesiculo-pustular em recém-nascidos. O tratamento sistémico deve ser iniciado perante candidíase invasiva.

Palabras clave : candidíase; doenças fúngicas invasivas; recém-nascido.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )