SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Candidíase congénita - um desafio diagnósticoImunidade pré-concecional e infeção congénita por Citomegalovírus - uma armadilha serológica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

CUNHA, Sara Monteiro et al. Doença de Castleman. Um diagnóstico raro na infância. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.1, pp.52-55.  Epub 31-Jan-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i1.18640.

Introdução:

A doença de Castleman (DC) é um distúrbio linfoproliferativo policlonal raro caracterizado por crescimento anormal de tecido linfóide. Os locais mais comummente afetados são o tórax, abdómen, pescoço e axila. A biópsia excisional é mandatória para o diagnóstico e a resseção cirúrgica é o tratamento de eleição na forma unicêntrica.

Caso clínico:

Uma criança de dez anos de idade, do sexo feminino, foi observada no Serviço de Urgência por odinofagia e febre. Ao exame físico, apresentava rubor amigdalino sem exsudados e adenomegalia palpável na região supraclavicular direita. A ecografia cervical confirmou linfoadenopatia com perda do centro adiposo e o exame histopatológico foi compatível com DC.

Discussão/Conclusão:

As adenomegalias são uma apresentação comum na infância e geralmente benignas e auto-limitadas. Contudo, poderão ser um sinal de neoplasia. Uma adenopatia na região supraclavicular é preocupante e requer investigação atempada. O diagnóstico de DC é desafiante, devido à sua raridade em idade pediátrica e sintomas inespecíficos.

Palavras-chave : adenopatia; doença de Castleman; infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )