SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Doença de Castleman. Um diagnóstico raro na infânciaCaso clínico dermatológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

FERREIRA, Joana da Silva; FONSECA, José Luís  e  VIEIRA, Maria João. Imunidade pré-concecional e infeção congénita por Citomegalovírus - uma armadilha serológica. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.1, pp.56-60.  Epub 31-Jan-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i1.18699.

As infeções congénitas por citomegalovírus são as infeções intrauterinas mais prevalentes em todo o mundo e resultam de infeções primárias ou secundárias. O diagnóstico de infeção primária por citomegalovírus durante a gravidez assenta na serologia materna, sendo considerado um método fiável. No entanto, o diagnóstico de infeção secundária é mais complexo. É apresentado o caso de um recém-nascido prematuro de 34 semanas, do sexo masculino, com infeção congénita por citomegalovírus, cuja mãe apresentava imunidade pré-concecional. O diagnóstico no recém-nascido foi confirmado por deteção do vírus na urina através da técnica de PCR (polymerase chain reaction) na primeira semana de vida. A serologia materna periparto foi semelhante à pré-concecional. Este caso alerta para possíveis armadilhas na interpretação da serologia de citomegalovírus na infeção secundária durante a gravidez. Os clínicos devem estar alerta para esta situação e considerar o respetivo diagnóstico, particularmente perante sinais sugestivos de infeção.

Palavras-chave : citomegalovírus; infeção congénita por citomegalovírus; serologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )