SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Apoio parental e competência parental percecionada − estudo de perceções parentais numa unidade pedopsiquiátrica de primeira infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

REIS, Filipa Pedro dos; DUARTE, Luísa; CARTAXO, Teresa  y  SANTOS, Vítor. Ácido fólico, vitamina B12 e sintomas psicóticos no internamento psiquiátrico de crianças e jovens. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.2, pp.85-91.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i2.18765.

Introdução:

Sabe-se que a deficiência em ácido fólico e/ou em vitamina B12 está associada a perturbações neuropsiquiátricas. Porém, a relação entre os níveis séricos destas moléculas e sintomas psicóticos não está estabelecida. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre os valores séricos de ácido fólico e vitamina B12 e a presença de sintomas psicóticos em crianças e jovens internados por patologia psiquiátrica.

Material e Métodos:

Foi conduzido um estudo de coorte retrospetivo incluindo 165 doentes com idade até aos 25 anos internados por patologia psiquiátrica entre 2005 e 2018 e com valores séricos de ácido fólico e vitamina B12 determinados durante o internamento. Os doentes foram divididos em dois grupos consoante presença ou ausência de sintomatologia psicótica. Foi ainda determinada a ocorrência de reinternamento.

Resultados:

Foram observados níveis séricos de ácido fólico significativamente mais baixos (p=0.01) em crianças e jovens adultos internados com patologia psiquiátrica associada a sintomatologia psicótica quando comparados com doentes da mesma faixa etária com patologia psiquiátrica aguda sem sintomas psicóticos. Uma tendência semelhante, mas não significativa, foi encontrada para a vitamina B12. Observou-se ainda uma prevalência significativamente maior de reinternamentos no primeiro grupo.

Conclusão:

Os resultados deste estudo sugerem que a diminuição do nível sérico de ácido fólico está associada a sintomatologia psicótica, independentemente da situação diagnóstica de base.

Palabras clave : ácido fólico; hospitalização psiquiátrica; psicopatologia; psicose; vitamina B12.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )