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Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

RIBEIRO, Catarina Garcia et al. Apoio parental e competência parental percecionada − estudo de perceções parentais numa unidade pedopsiquiátrica de primeira infância. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.2, pp.92-98.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i2.20443.

Introdução:

A Competência Parental Percecionada (PSE) tem sido associada a comportamentos parentais positivos e, consequentemente, promotores do bem-estar e desenvolvimento harmonioso da criança. A identificação dos seus potenciais determinantes continua a ser um foco de atenção em saúde mental ao avaliar as perceções e cognições parentais ou ao planear intervenções com os mesmos.

Materiais/Métodos:

Este foi um estudo transversal com uma amostra clínica de uma Unidade de Pedopsiquiatria da Primeira Infância. Todos os pais de crianças avaliadas pela primeira vez foram incluídos e preencheram o questionário de Sentimento de Competência Parental (Parenting Sense of Competence); tradução portuguesa, α=0.75-0.83) e duas perguntas sobre a perceção de apoio recebido pelo outro progenitor e pela família de origem. Foram corretamente preenchidos 34 questionários. A perceção média de competência parental foi comparada entre ambos os pais e foi testada a correlação com as perceções de apoio. A análise estatística foi efetuada no software SPSS® versão 21 através de análise descritiva e correlação de dados (t-test e Pearson r).

Resultados:

Um total de 34 questionários foram preenchidos. O Sentimento de Competência Parental não diferiu significativamente entre pai e mãe (73.44 vs 72.24, p=0.533). Os pais percecionam-se como mais apoiados, quer pela família de origem (5.09 vs 4.2, p=0.001), quer pelas mães (4.9 vs 4.09, p=0.011). Foi identificada no pai uma correlação positiva entre o Sentimento de Competência Parental e o Sentimento de Apoio pela Família de Origem (Pearson r=0.639, p<0.01).

Conclusão:

Entre as mães, as perceções de apoio não se correlacionaram com o sentimento de competência parental. Contudo, a correlação encontrada entre os pais enfatiza como a respetiva família de origem poderá influenciar a tríade relacional. As perceções de apoio parental deverão ser exploradas ao considerar as relações horizontais intrafamiliares como um potencial mecanismo de influência das relações verticais, pela sua associação com a competência parental percecionada.

Palavras-chave : apoio parental; competência parental percecionada; perceção parental; primeira infância.

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