SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Apoio parental e competência parental percecionada − estudo de perceções parentais numa unidade pedopsiquiátrica de primeira infânciaSíndrome de Moebius - melhorar o prognóstico com tratamentos cirúrgicos e de reabilitação de ponta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

FERREIRA, Joana et al. Regressão da linguagem como manifestação de epilepsia. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.2, pp.99-104.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i2.17501.

Resumo

Introdução:

As encefalopatias epiléticas são um conjunto de síndromes dependentes da idade, em que a atividade paroxística ictal e interictal é responsável por deterioração cognitiva e neuropsicológica.

Caso Clínico:

Um rapaz de quatro anos de idade, previamente saudável, foi admitido no Serviço de Urgência devido a um quadro de regressão da linguagem compreensiva e expressiva com quatro dias de evolução, associado ao surgimento de crises epiléticas. As características clínicas e alterações no eletroencefalograma conduziram ao diagnóstico de síndrome de Landau-Keffner. O rapaz foi tratado com valproato, clobazam e prednisolona, com melhoria da linguagem.

Discussão/Conclusão:

A síndrome de Landau-Kleffner é uma encefalopatia epilética rara, caracterizada por afasia adquirida, epilepsia e anomalias paroxísticas eletroencefalográficas. Deve haver suspeita clínica perante uma criança com desenvolvimento normal que inicia um quadro de regressão da linguagem. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são importantes para melhorar o prognóstico.

Palabras clave : cognição; epilepsia; síndromes epiléticas; síndrome de Landau-Kleffner.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )