SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Síndrome de Moebius - melhorar o prognóstico com tratamentos cirúrgicos e de reabilitação de pontaImunoterapia com veneno de Himenópteros numa criança com anafilaxia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

MACIEL, Juliana et al. Doença de Kawasaki num recém-nascido de cinco meses. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.2, pp.109-113.  Epub 31-Jun-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i2.19077.

Introdução:

A doença de Kawasaki, uma vasculite aguda e autolimitada das artérias de pequeno e médio calibre de etiologia desconhecida, é a principal causa de doença cardíaca em idade pediátrica nos países desenvolvidos. Em ausência de tratamento, pode levar a ectasia e aneurisma das artérias coronárias, colocando os doentes em risco de trombose coronária, enfarte agudo do miocárdio e morte súbita.

Caso Clínico:

Um lactente de cinco meses do sexo masculino, previamente saudável, foi internado com diagnóstico de bronquiolite aguda a vírus sincicial respiratório. Manteve febre e agravamento do estado geral durante cinco dias, associado ao aparecimento sequencial de hiperemia conjuntival, queilite, edema das mãos e dos pés e exantema polimorfo das extremidades. Os exames complementares de diagnóstico demonstraram elevação da proteína C reativa, hiponatremia, hipoalbuminemia, piúria estéril e meningite assética. Perante suspeita de doença de Kawasaki, e apesar de um ecocardiograma inicial normal, foi iniciada imunoglobulina endovenosa ao quinto dia. O ecocardiograma foi repetido ao sétimo dia, revelando sinais de pancardite e ectasia das artérias coronárias, tendo sido iniciado ácido acetilsalicílico. O rapaz teve alta, mas foi reinternado oito dias depois por agravamento da ectasia das coronárias para tratamento com corticoide, que manteve durante quatro semanas. Apresentou normalização das alterações cardíacas aos cinco meses de seguimento, sem novas intercorrências.

Comentários:

A doença de Kawasaki em idade inferior a seis meses é rara e caracteriza-se por evolução mais grave e maior risco de desenvolvimento de aneurisma das artérias coronárias. É importante reconhecer os critérios clínicos e laboratoriais associados a esta entidade, de forma a implementar um tratamento precoce e evitar complicações cardíacas.

Palabras clave : doença de Kawasaki; ectasia das artérias coronárias; lactente.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )