SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Immunotherapy with Hymenoptera venom in a child with anaphylaxisGynecological clinical case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Nascer e Crescer

Print version ISSN 0872-0754On-line version ISSN 2183-9417

Abstract

FERREIRA, Adriana et al. Caso clínico dermatológico. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.2, pp.119-121.  Epub June 30, 2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i2.19533.

A doença de Lyme é uma infeção causada pela espiroqueta Borrelia Burgdorferi sensu lato, transmitida através de carraças infetadas do género Ixodes. Apresenta uma grande variedade de manifestações clínicas que, associada à sua baixa incidência em Portugal, exige um elevado índice de suspeição clínica para o diagnóstico. No entanto, é considerada endémica em certas regiões, como na Europa Central. Os autores reportam o caso de uma criança, residente na Suíça, que desenvolveu múltiplas lesões de eritema migrans. Apesar de os pais terem negado picada de carraça, foi considerado o diagnóstico clínico de doença de Lyme, com base nas características do eritema e contexto epidemiológico. Quando tratada adequadamente com antibioterapia oral, a doença de Lyme tem um excelente prognóstico. Este caso sublinha a importância do contexto epidemiológico como pista para o diagnóstico.

Keywords : doença de Lyme; epidemiologia; eritema migrans.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )