SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Imunoterapia com veneno de Himenópteros numa criança com anafilaxiaCaso clínico ginecológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

FERREIRA, Adriana et al. Caso clínico dermatológico. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.2, pp.119-121.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i2.19533.

A doença de Lyme é uma infeção causada pela espiroqueta Borrelia Burgdorferi sensu lato, transmitida através de carraças infetadas do género Ixodes. Apresenta uma grande variedade de manifestações clínicas que, associada à sua baixa incidência em Portugal, exige um elevado índice de suspeição clínica para o diagnóstico. No entanto, é considerada endémica em certas regiões, como na Europa Central. Os autores reportam o caso de uma criança, residente na Suíça, que desenvolveu múltiplas lesões de eritema migrans. Apesar de os pais terem negado picada de carraça, foi considerado o diagnóstico clínico de doença de Lyme, com base nas características do eritema e contexto epidemiológico. Quando tratada adequadamente com antibioterapia oral, a doença de Lyme tem um excelente prognóstico. Este caso sublinha a importância do contexto epidemiológico como pista para o diagnóstico.

Palavras-chave : doença de Lyme; epidemiologia; eritema migrans.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )