SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3COVID-19 - What changed in the pediatric emergency room of a district hospital during the state of emergency?Weight loss as a cause of superior mesenteric artery syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Nascer e Crescer

Print version ISSN 0872-0754On-line version ISSN 2183-9417

Abstract

PIRES, Sara; VIEIRA, Diana  and  BRANCO, Maria Castello. Crianças e adolescentes caminhando na direção da saúde mental. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.3, pp.166-170.  Epub Sep 30, 2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i3.20048.

A infância e adolescência são períodos de rápido crescimento, durante os quais é fundamental identificar exposições ambientais que possam ter um efeito positivo no desenvolvimento.

O objetivo deste estudo foi efetuar uma revisão da literatura sobre o impacto da atividade física regular na saúde mental de crianças e adolescentes e destacar possíveis mecanismos envolvidos nesta relação.

Os dados atualmente disponíveis na literatura sugerem que existe um impacto global positivo da atividade física regular, sendo a diminuição da sintomatologia depressiva o efeito mais significativo. Foi igualmente identificada uma melhoria da autoestima, função cognitiva e qualidade do sono, bem como uma diminuição de comportamentos externalizantes e de ansiedade. Os desportos competitivos e estéticos constituíram uma exceção.

A evidência atual permite recomendar a prática regular de atividade física em crianças e adolescentes, não só pelos seus benefícios orgânicos mas também de saúde mental.

Keywords : adolescente; criança; exercício; saúde mental.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )