SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3COVID-19 - O que mudou num serviço de urgência pediátrico de um hospital distrital durante o estado de emergência?Perda ponderal como causa de síndrome da artéria mesentérica superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

PIRES, Sara; VIEIRA, Diana  y  BRANCO, Maria Castello. Crianças e adolescentes caminhando na direção da saúde mental. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.3, pp.166-170.  Epub 30-Sep-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i3.20048.

A infância e adolescência são períodos de rápido crescimento, durante os quais é fundamental identificar exposições ambientais que possam ter um efeito positivo no desenvolvimento.

O objetivo deste estudo foi efetuar uma revisão da literatura sobre o impacto da atividade física regular na saúde mental de crianças e adolescentes e destacar possíveis mecanismos envolvidos nesta relação.

Os dados atualmente disponíveis na literatura sugerem que existe um impacto global positivo da atividade física regular, sendo a diminuição da sintomatologia depressiva o efeito mais significativo. Foi igualmente identificada uma melhoria da autoestima, função cognitiva e qualidade do sono, bem como uma diminuição de comportamentos externalizantes e de ansiedade. Os desportos competitivos e estéticos constituíram uma exceção.

A evidência atual permite recomendar a prática regular de atividade física em crianças e adolescentes, não só pelos seus benefícios orgânicos mas também de saúde mental.

Palabras clave : adolescente; criança; exercício; saúde mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )