SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Crianças e adolescentes caminhando na direção da saúde mentalTenossinovite crónica da mão - uma apresentação incomum de tuberculose em idade pediátrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

MARTINS, Vânia Leitão  e  CRUZ, António. Perda ponderal como causa de síndrome da artéria mesentérica superior. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.3, pp.171-174.  Epub 30-Set-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i3.18823.

Introdução e objetivo:

A síndrome da artéria mesentérica superior (SAMS) é uma patologia rara em idade pediátrica, frequentemente com sintomatologia gastrointestinal inespecífica. Este caso pretende alertar para a importância de considerar/excluir este diagnóstico.

Descrição do caso:

Uma adolescente de 17 anos recorreu ao Serviço de Urgência com um quadro de epigastralgia, pirose, enfartamento, náuseas e vómitos esporádicos com um ano e meio de evolução. A adolescente tinha registado uma perda ponderal de 13% do peso nos últimos seis meses e apresentava dor à palpação do epigastro no exame objetivo, sem outras alterações. O estudo analítico era normal. O trânsito esofago-gastroduodenal revelou um estômago vertical alongado com a grande curvatura projetando-se para a cavidade pélvica e atraso no esvaziamento gástrico. Por suspeita de SAMS, foi efetuada tomografia computorizada abdominal, que confirmou o diagnóstico. Foi instituída uma abordagem conservadora, através de uma dieta hipercalórica fracionada e acompanhamento por nutricionista, pediatra e pedopsiquiatra, tendo a adolescente apresentado franca melhoria, sem necessidade de intervenção cirúrgica.

Comentários:

Apesar de rara, a SAMS deve ser ponderada após exclusão das causas orgânicas mais frequentes associadas a sintomas gastrointestinais persistentes.

Palavras-chave : artéria mesentérica superior; perda ponderal; síndrome.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )