SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Necessidades e preocupações dos irmãos em cuidados paliativos pediátricos: scoping reviewHemangioendotelioma hepático infantil num recém-nascido índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

SILVA, Marta Ribeiro; ROSA, Ana Patrícia; MIRANDA, Daniel  e  ALVES, Manuela Costa. Cisto Nasolabial em idade pediátrica. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.4, pp.234-236.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i4.18652.

É apresentado o caso de uma criança do sexo masculino com 26 meses de idade, que recorreu ao Serviço de Urgência por edema do lábio superior e região malar esquerda com menos de 24 horas de evolução e agravamento progressivo. Não foram reportadas outras queixas associadas, história prévia de traumatismo ou picada de inseto. Foi efetuada tomografia computorizada maxilofacial com contraste, que revelou “abcesso pré-maxilar esquerdo associado a fleimão nasogeniano ipsilateral”. O doente iniciou antibioterapia endovenosa com claritromicina e clindamicina e corticoterapia sistémica com dexametasona e foi internado no Serviço de Pediatria, apresentando evolução clínica favorável, com resolução total dos sinais inflamatórios. À data da alta, mantinha-se assintomático e foi orientado para consulta de Otorrinolaringologia para seguimento.

Apesar de o cisto nasolabial ser uma entidade rara em idade pediátrica, este caso clínico pretende alertar para a sua existência e reforçar a importância do seu reconhecimento pelos clínicos, bem como aumentar o conhecimento da sua evolução e tratamento.

Palavras-chave : cisto nasolabial; cisto não-odontogénico; infeção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )