SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Hemangioendotelioma hepático infantil num recém-nascidoObstrução nasal num recém-nascido índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

COUTO, Maria Eduarda et al. Mucormicose Rino-Orbito-Cerebral num doente oncológico pediátrico. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.4, pp.241-245.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i4.19758.

Objetivo:

As infeções por mucormicose associam-se a elevada mortalidade em doentes imunocomprometidos. Os autores descrevem um raro caso clínico de tratamento com sucesso da condição.

Descrição do caso:

Um rapaz de 14 anos de idade com linfoma linfoblástico agudo em remissão foi diagnosticado com pansinusite, osteomielite cerebral e encefalite com abcesso causada por Rhizopus sp. Foi realizada drenagem neurocirúrgica, cirurgia endoscópica naso-sinusal e enucleação do olho esquerdo. O doente iniciou tratamento com anfotericina B lipossómica e posaconazol (posteriormente substituído por isavuconazol). No entanto, o desenvolvimento de complicações (herniação do lobo frontal esquerdo e fístula de líquido cefalorraquídeano) exigiu reintervenção cirúrgica. Quatro meses depois, foi reiniciada quimioterapia.

Comentários:

Este é um caso clínico raro, no qual cirurgia precoce e agressiva, antifúngicos adequados e abordagem por uma equipa multidisciplinar foram determinantes para o sucesso alcançado.

Palavras-chave : antifúngico; encefalite; mucormicose; osteomielite; Rhizopus sp.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )