SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Mucormicose Rino-Orbito-Cerebral num doente oncológico pediátricoCaso clínico bioquímico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

COELHO, Tiago Lourenço; NEVES, João Fonseca; CAIADO, Ricardo  e  SILVA, Luís Filipe. Obstrução nasal num recém-nascido. Nascer e Crescer [online]. 2021, vol.30, n.4, pp.246-248.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v30.i4.20755.

Dacriocistocelo é uma patologia congénita rara que afeta menos de 1% dos recém-nascidos.

É apresentado o caso de um recém-nascido do sexo feminino com 24 horas de vida que manifestou um quadro de dificuldade respiratória nas primeiras horas, com agravamento durante a amamentação.

Durante a realização de nasofibrolaringoscopia flexível, foi detetado o estreitamento de ambas as fossas nasais devido a resistência na progressão do endoscópio, sem alterações de permeabilidade, e a tomografia computorizada revelou um caso extremamente raro de dacriocistocelo congénito bilateral.

Do ponto de vista terapêutico, optou-se por uma abordagem conservadora, com vigilância em Unidade de Cuidados Intensivos neonatais.

Apesar da evolução favorável com resolução espontânea no primeiro ano de vida, o reconhecimento desta patologia rara (sobretudo na prática clínica de Otorrinolaringologia e Oftalmologia) é fundamental para a prevenção de complicações.

Palavras-chave : dacriocistocelo congénito bilateral; obstrução respiratória neonatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )