SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Caracterização dos hábitos de brincar, sono e comportamento em crianças em idade pré-escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

SA, Liliana et al. Gastroenterite aguda por Campylobacter spp. no Serviço de Urgência Pediátrica de um hospital de nível II. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.1, pp.9-15.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i1.20981.

Introdução:

Campylobacter spp. é a causa principal de gastroenterite aguda bacteriana (GAB) pediátrica na União Europeia, com maior incidência em crianças com idade inferior a cinco anos. A maioria dos doentes tem uma recuperação completa num período de dias da data de infeção, sem comorbilidades associadas. A antibioterapia deve ser reservada para casos mais graves.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar a epidemiologia, sintomas, tratamento e complicações associadas à infeção por Campylobacter spp. em doentes pediátricos com GAB.

Material e métodos:

Revisão dos casos clínicos de doentes avaliados no Serviço de Urgência Pediátrica de um hospital de nível II por um período de cinco anos (2013-2017) com diagnóstico de GAB e isolamento de Campylobacter spp. nas fezes.

Resultados: Dos 1990 testes coprológicos efetuados, 637 (32%) foram positivos para a presença de bactérias. Campylobacter spp. foi identificada em 459 doentes (72%). Dezoito doentes foram excluídos por falta de informação, constituindo uma amostra final de 441 doentes, com uma idade média de três anos. Clinicamente, os doentes apresentavam diarreia aquosa (59,6%), diarreia sanguinolenta (43,8%), diarreia mucosanguinolenta (15,4%), diarreia mucosa (3,9%), vómitos (36,3%), dor abdominal (24,3%), febre (63%), convulsões (0,9%) e exantema cutâneo (0,2%). Oitenta e nove doentes foram internados. Onze doentes receberam antibioterapia.

Discussão:

Este estudo representa a maior revisão nacional até à data de casos de GAB por Campylobacter spp. na população pediátrica. Campylobacter foi a principal bactéria identificada, maioritariamente associada a doença autolimitada.

Conclusão:

O uso racional de testes coprológicos permite a identificação etiológica na GAB. O aumento dos casos de GAB por Campylobacter spp. reforça a necessidade de melhor cuidados de higiene.

Palabras clave : Campylobacter; criança; gastroenterite; higiene.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )