SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Vacinação Anti-Sarampo, Parotidite e Rubéola na criança com alergia ao ovoDefeitos congénitos da glicosilação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

DIAS, Liliana  y  PEDROSA, Cláudia. Reatividade cruzada entre penicilinas e cefalosporinas: mudança de paradigma. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.1, pp.31-37.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i1.20898.

A alergia aos antibióticos beta-lactâmicos é a causa mais frequente de alergia secundária a fármacos. O diagnóstico incorreto impede os doentes de receber uma opção terapêutica altamente efetiva.

A reatividade cruzada entre penicilina e cefalosporina tem importantes implicações terapêuticas. A estrutura das penicilinas e cefalosporinas partilha o anel beta-lactâmico e as cadeias laterais. Vários estudos implicam a cadeia lateral R1 e não o anel beta-lactâmico como fator determinante para a reatividade cruzada.

O presente artigo faz uma revisão dos mecanismos imunológicos envolvidos na reatividade cruzada e apresenta uma abordagem prática ao uso de cefalosporinas em doentes alérgicos a penicilina.

Palabras clave : cadeia lateral; cefalosporina; penicilina; reatividade cruzada.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )