SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Lombalgia progressiva secundária a coleção epidural de líquor: uma complicação rara da punção lombar em adolescentesUma causa rara de tumefação axilar índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

MARQUES, Mafalda Castro; SANTOS, Pedro  e  SANTOS, Vera. Entre a Perturbação Obsessivo-Compulsiva e a Psicose. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.1, pp.59-63.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i1.19194.

Introdução:

A perturbação obsessivo-compulsiva é uma patologia heterogénea em que podem surgir períodos de perceção alterada ou ideias delirantes. De igual forma, indivíduos com perturbações psicóticas podem apresentar sintomas obsessivo-compulsivos.

Caso clínico:

Um adolescente do sexo masculino recorreu ao Serviço de Urgência (SE) por sintomatologia obsessiva com três meses de evolução. Regressou ao SE após três semanas por agravamento do quadro e relato de ideias delirantes, tendo sido internado para clarificação do diagnóstico. Nunca foram objetivados sintomas positivos durante o internamento. Em consulta de seguimento, o jovem relatou um episódio de aparente perceção delirante que associou ao início da sintomatologia, levantando novamente a dúvida quanto à presença de um episódio psicótico.

Discussão/Conclusões:

A distinção entre perturbação obsessivo-compulsiva e psicose nem sempre é clara, e a comorbilidade entre ambas é significativa. É necessária uma avaliação meticulosa do doente para um diagnóstico precoce e intervenção apropriada.

Palavras-chave : adolescência; perturbação obsessivo-compulsiva; psicose.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )