SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Entre a Perturbação Obsessivo-Compulsiva e a PsicoseMastocitose cutânea maculopapular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

MOREIRA, Mafalda et al. Uma causa rara de tumefação axilar. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.1, pp.64-67.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i1.20729.

A tumefação axilar é um problema comum em idade pediátrica. O diagnóstico mais frequente é linfadenopatia, mas tumores dos tecidos moles, lesões vasculares, ou hidradenite são também diagnósticos possíveis. Em casos raros, a condição pode ser causada por tecido mamário ectópico (TME).

Uma adolescente de 14 anos foi avaliada por dor na região axilar direita durante o último ano e tumefação nos últimos dois meses, com aumento gradual de tamanho, especialmente durante a menstruação. A ecografia evidenciou TME em ambas as axilas e o estudo complementar revelou duplicação do sistema excretor renal bilateralmente. O tecido axilar direito foi excisado.

O TME deve ser considerado no diagnóstico diferencial de tumefações axilares em adolescentes e jovens adultas. Perante confirmação do diagnóstico, devem ser investigadas malformações nefro-urológicas associadas. Os clínicos devem ter presente que o TME pode estar sujeito às mesmas transformações que o tecido mamário corretamente localizado. A remoção cirúrgica deve ser equacionada por razões estéticas e profiláticas.

Palabras clave : alteração urológica; excisão cirúrgica; tecido mamário ectópico; tumefação axilar.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )