SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Uma causa rara de tumefação axilarCaso clínico pneumológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Nascer e Crescer

versión impresa ISSN 0872-0754versión On-line ISSN 2183-9417

Resumen

PINHO, Crisbety; BARRETO, Inês; REBIMBAS, Sandra  y  COELHO, Sónia. Mastocitose cutânea maculopapular. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.1, pp.68-72.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i1.23848.

A mastocitose é uma doença rara causada por proliferação e acumulação de mastócitos em vários tecidos, com sintomas característicos associados à libertação dos seus mediadores. A forma cutânea, habitualmente benigna, é a mais comum entre as crianças.

Os autores descrevem o caso de um lactente do sexo masculino com dois meses de idade admitido no Serviço de Urgência por lesões maculares e papulares, pequenas, de coloração castanha-avermelhada, distribuídas principalmente pelo tronco, que progressivamente se tornaram nodulares e bolhosas, com um mês de evolução. O sinal de Darier foi positivo.

A ausência de sintomas sistémicos e alterações analíticas (incluindo nos níveis de triptase sérica) e ecográficas foi consistente com o diagnóstico de mastocitose cutânea maculopapular, ou urticaria pigmentosa, subsequentemente confirmado através de biópsia da lesão.

O tratamento com anti-histamínicos e imunossupressor tópico e a evicção de fatores desencadeantes conduziram a uma evolução positiva.

Palabras clave : Darier; mastocitose; Pediatria.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )