SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Pancreatite Aguda na Idade Pediátrica: casuística de 10 anos de um hospital nível IIPerturbação de hiperatividade e défice de atenção e perturbações do comportamento alimentar: breve revisão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Nascer e Crescer

versão impressa ISSN 0872-0754versão On-line ISSN 2183-9417

Resumo

DUARTE, Luísa; FIGUEIREDO, Raquel  e  ALVES, João Caseiro. Educação e treino psicossexual para adolescentes com perturbação do espetro do autismo: revisão sistemática. Nascer e Crescer [online]. 2022, vol.31, n.2, pp.123-129.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i2.24777.

Introdução:

Os adolescentes com perturbação do espetro do autismo (PEA) podem ter acesso limitado a informação de qualidade acerca da puberdade e sexualidade. Os principais sintomas de PEA podem resultar em problemas nas relações de intimidade e funcionamento sexual, bem como em comportamentos sexuais inapropriados. Assim, programas especializados de treino psicossexual poderão ser benéficos para estes jovens.

Objetivos:

Rever a literatura existente sobre programas de psicoeducação e treino psicossexual para adolescentes com PEA.

Métodos:

Revisão sistemática da literatura.

Resultados e Conclusão:

Os programas de educação sexual dirigidos a adolescentes com PEA são escassos. O único programa de treino psicossexual centrado em adolescentes atualmente disponível na literatura é o Tackling Teenage Training (TTT), no qual os adolescentes com PEA recebem psicoeducação e praticam estratégias comunicacionais relacionadas com puberdade, sexualidade e relações íntimas. A aplicação do TTT associa-se de forma consistente a aumentos significativos do conhecimento psicossexual, compreensão dos limites interpessoais e funcionamento social. Por outro lado, o impacto do programa na diminuição dos comportamentos sexuais agressivos ou problemáticos, diminuição das preocupações acerca do futuro e transferência do conhecimento aprendido para o dia-a-dia é descrito de forma mais inconsistente.

Conclusão:

O TTT parece ser um programa de educação psicossexual eficaz para adolescentes com PEA, mas é necessária mais investigação acerca da aplicação prática do conhecimento adquirido, melhoria das competências de relacionamento romântico e prevenção de comportamentos sexuais problemáticos e vitimização. Deve ser feito um maior investimento em programas de educação sexual dirigidos às necessidades específicas desta população.

Palavras-chave : educação psicossexual; funcionamento socio-sexual; perturbação do espetro do autismo; treino psicossexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )